PMM

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PROJETO CONEXÃO SOCIAL EM COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura de Mossoró, por meio do trabalho que envolve várias secretarias, realiza no próximo dia 18 a primeira edição do projeto Conexão Social, que concentra um conjunto de atividades com foco no combate aos possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. 
O projeto acontecerá a cada 15 dias, sempre em um bairro diferente. A primeira mobilização está marcada para o bairro Rincão, a partir das 7h. As ruas que terão acesso às ações são: João Firmino, Professor Benigno Machado, Professora Maria Gurgel e Professor Péricles Martins. 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil, as ações correspondem a um novo projeto de interação e prestação de serviços à sociedade, que insere diversos trabalhos da Prefeitura, em parceria com as secretarias e demais segmentos da sociedade civil. Tudo isso focado no combate à dengue. 
“É mais um projeto do Município que surge com a finalidade de garantir uma melhor qualidade de vida à população. Esclarecendo e informando as pessoas sobre direitos e deveres enquanto cidadãos, em várias áreas, visando à resolução de problemas da comunidade como um todo”, ressalta. 
A mobilização leva aos bairros palestras, apresentações voltadas para educação ambiental, dia de beleza, prática jurídica, arborização, serviços de saúde preventiva, entre outros atendimentos. Nele estão envolvidas as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Educação, Vigilância à Saúde, Secretaria de Comunicação Social, entre outras. 
“Com esse trabalho, a gente atende uma das principais propostas, que é aproximar a população dos serviços públicos e de outras instituições. Dessa forma, reforçando o papel da cidadania. Pretendemos reunir o maior público possível em cada área contemplada com a mobilização”, diz.  
A iniciativa está aberta à parceria. Além das secretarias municipais, podem se integrar entidades como igrejas evangélicas, centros espíritas, igreja católica, associações, Câmara de Vereadores, promotoria pública, clubes de serviços e outras.

As ações do Conexão Social terão a seguinte programação:
16/04 – Quarta-feira, às 14h, no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), Costa e Silva, acontecerá a capacitarão dos adolescentes do Projovem, sobre arborização, resíduos sólidos e coleta seletiva, prevenção conta dengue, além de outras temáticas.
17/04 – Quinta-feira, às 15h, as adolescentes do Cras Costa e Silva farão uma pesquisa no bairro Rincão e coletarão dados para identificação de indicadores socioambientais daquele bairro.
18/07 – Sexta-feira, a partir das 7h, acontecerá o terceiro momento do Conexão Social, onde o projeto reunirá todo a sociedade do bairro em um só local para oferecer  os  diversos serviço à sociedade presente.

Fonte: PMM

sexta-feira, 11 de julho de 2014

AULAS GRATUITAS DE KARATÊ EM MOSSORÓ

“Karatê não é apenas um esporte, é um estilo de vida”. A frase descreve a paixão do professor de Karatê Wanderley da Silva, que ensina, voluntariamente, o esporte a jovens de diversas idades no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini Neto. Os treinos acontecem todas as segundas, quartas e sextas, das 15h às 17h, e já contam com cerca de 25 alunos.
De acordo com o professor, todas as pessoas, a partir de 7 anos, podem realizar a matrícula. “A maioria dos nossos alunos já participou de campeonatos estaduais, regionais, nacionais e foram convidados, também, para concorrer em disputas mundiais”, enaltece o instrutor.
É o caso da estudante Alana Marília, de 20 anos, que já conquistou faixa-preta. “Gosto muito dos treinos. Na realidade, sou apaixonada pelo karatê”, frisa a jovem. Opinião também compartilhada pelo estudante Gleibert Mesquista, de 19 anos. “É muito bom. É uma paixão”, relata Gleibert, que já é monitor de karatê.
O serviço conta com diversos monitores – alunos aptos a substituírem o professor, caso seja necessário. “Estamos expandindo as aulas gratuitas de karatê para diversos locais, entre eles escolas”, diz o instrutor Wanderley da Silva.
Já nos próximos dias 19 e 20, haverá uma capacitação direcionada a alunos de karatê e demais interessados, no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini Neto. Será com o professor Nilton Aurismar. Quem quiser participar pode entrar em contato com o professor Wanderley da Silva, responsável pelo evento, pelo telefone (84) 9978-0288.

Fonte: PMM

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PAU DE ARARA ELETRÔNICO NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

O Pau-de-Arara Eletrônico foi idealizado pelo empresário Lenilton Junior no ano de 2007, e teve como primeiros DJs o grande Gil Boy e o eclético Dj Balinha. O projeto faz parte das atrações culturais do Mossoró Cidade Junina. Tornando-se um diferencial e uma das principais atrações dentro do evento. Tendo destaque nacional em várias TVs do país, por ser o único no seguimento oficialmente comprovado. Possui projeto patenteado e registrado nos órgãos competentes. Tem como característica básica o resgate a cultura nordestina, por ter sido o principal meio de transporte do povo vindo do sertão para as grandes cidades.
A decoração do Pau-de-Arara é voltada para as festividades juninas, com bandeiras, adereços e utensílios utilizados na cultura nordestina.  Possui um potente equipamento de som, com iluminação utilizada nas boates, além de um completo serviço de bar.
Durante a viagem cultural, os passageiros sentem-se à vontade curtindo os ritmos que deram início a cultura musical nordestina, entre eles: Forró Pé de Serra, Brega, Música Romântica e muito mais, tudo isso sendo executado por um DJ Profissional, e passando pelos principais pontos turísticos e culturais da cidade de Mossoró. Atualmente o DJ oficial do Pau de Arara Eletrônico é o versátil DJ Balinha, além de outros djs convidados.
O Pau de Arara Eletrônico, funciona de quinta a domingo durante o Mossoró Cidade Junina, saindo sempre da CIDADELA, a partir de 19h, como também em horários distintos com grupos de turistas e/ou passeios privados, como aniversários, confraternizações de empresas, e muito mais... 

Maiores informações: Lenilton Junior: (84) 8865-9894

PINGO DA MEI DIA REGISTRA RECORDE DE PÚBLICO

O Pingo da Mei Dia, que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina alcança números impressionantes em sua edição 2014. O evento que acontece como abertura oficial do maior São João do Brasil, e tem como característica principal o horário, o qual tem início pontualmente ao meio dia, e mesmo assim atrai uma multidão para o Corredor Cultural, e em sua maioria fantasiados. O Pingo da Mei Dia tornou-se tradição, e já é considerado o maior evento do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a edição de 2014 superou a casa dos 200mil participantes. A animação do evento ficou a cargo de Renata Falcão e Banda, Dayvid Almeida, Saia Rodada, André Luví, Municipal Santos e Forró dos Plays que se dividiam em 3 trios elétricos. A participação do povo mossoroense é massificante, como também a grande quantidade de turistas que visitam Mossoró para prestigiarem o evento.

sábado, 7 de junho de 2014

ABERTURA OFICIAL DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA ACONTECE NO PINGO DA MEI DIA

A festa já começou no Corredor Cultural e os mossoroenses já podem vir para o Pingo da Mei Dia. Com “uma ruma de coisa boa dentro de uma ruma de coisa boa” o prefeito Francisco José Junior abriu oficialmente a programação do Mossoró Cidade Junina.  
Fazendo jus ao nome do bloco, “Pingo da Mei Dia”, o São João dos mossoroenses começou em pleno meio dia e promete atrair milhares de pessoas para o Corredor Cultural com bandas e artistas locais que farão a festa até meia noite. 
Durante a solenidade de abertura o prefeito agradeceu a presença das autoridades, dos apoiadores do evento, vendedores, barraqueiros e a todos que de uma forma ou de outra fazem do Pingo um grande evento. Ele destacou ainda a expectativa de público, 1,5 milhão de pessoas, considerando que o evento acontece no mesmo período da Copa do Mundo e, consequência disso, garante a presença de turistas na cidade.
“O Pingo começou em 2007 de uma forma tímida e a cada edição foi tomando uma dimensão maior. A abertura do Mossoró Cidade Junina, hoje, tem uma abertura à altura do evento”, disse.  
Seis atrações e três trios elétricos levarão o público as voltas do Corretor Cultural. Renata Falcão e Banda, Dayvid Almeida, a banda de forró Saia Rodada, André Luvi, o cantor Municipal Santos, o grupo Forró dos Plays são as atrações da tarde e início da noite. 


Fonte: PMM

sexta-feira, 6 de junho de 2014

1.800 MEXICANOS VISITARÃO O MOSSORÓ CIDADE JUNINA

(Foto: Reuters)
Após jogo em Natal, 1.800 mexicanos visitam maior São João do RN
Torcedores do México seguem para Mossoró depois da partida contra Camarões. Mais de 70 ônibus trazem mexicanos do Recife para jogo em Natal, diz Emprotur.
A seleção do México enfrenta a equipe de Camarões às 13h do dia 13 de junho na Arena das Dunas, em Natal, pelo Grupo A, e milhares de mexicanos desembarcam na capital potiguar para torcer pelo time de Chicharito Hernández. Mais de três mil torcedores saem do Recife na manhã da sexta-feira em 72 ônibus que serão escoltados da cidade pernambucana até as proximidades do estádio natalense. Após a estreia na Copa do Mundo, parte do grupo segue para o interior do estado para conhecer umas das maiores festas juninas do Brasil, o Mossoró Cidade Junina.
De acordo com Alexandre Mulatinho, vice-presidente da Emprotur, cerca de 1.800 mexicanos sairão de Natal para curtir os festejos do São João de Mossoró. A outra parte volta para o navio ancorado na capital pernambucana. 
- Esse grupo sai de Natal e fica em Mossoró até o dia 16. Depois seguem para Fortaleza, onde o México enfrenta o Brasil no dia 17. Eles vão lotar os hotéis de Mossoró - disse.


Fonte: Globo.Com

quinta-feira, 5 de junho de 2014

INAUGURADA ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE EM MOSSORÓ

Foi inaugurada nesta quarta-feira (04/06), a Academia da Terceira Idade na Praça de Esportes da Avenida Rio Branco. O novo serviço vai complementar as novas atividades físicas e recreativas que acontecem no entorno do corredor cultural, atendendo principalmente a uma reivindicação da população idosa.
E eles fizeram questão de participar da aula inaugural da academia. O grupo do Centro Geriátrico do bairro Pereiros (zona central da cidade) estava animado com a diversidade de aparelhos. “Isso aqui é uma maravilha. A gente precisava disso e agora temos de graça. Idoso que não se movimenta adoece e envelhece muito mais”, falou a aposentada Maria de Lourdes, 79.
Assim como Lourdes, o aposentado Francisco José, 90, fez questão de experimentar os aparelhos e aprovou. “Vou me exercitar aqui agora para controlar a pressão. Gostei sim”, disse animado.
A Academia da Terceira Idade é gerenciada pela Secretaria da Educação e do Desporto em parceria com as Secretarias da Saúde e Desenvolvimento Social e Juventude. “Cerca de 1800 idosos atendidos pelos nossos equipamentos sociais devem utilizar as academias”, falou a Secretária do Desenvolvimento Social, Fernanda Kallyne.
Antes de utilizar os aparelhos, os idosos receberam atendimentos de saúde, com verificação de pressão e pesagem, além de orientações por professores de educação física.
O prefeito Francisco José Júnior, o vice-prefeito Luiz Carlos e a Secretária de Educação Ieda Chaves também visitaram o espaço. “Os idosos pediram e nós atendemos a solicitação por reconhecer a importância da atividade física na terceira idade”, disse Ieda.

Seis academias serão inauguradas até o final do ano
Durante a inauguração da academia da Avenida Rio Branco, o prefeito Francisco José Júnior anunciou que expandirá o serviço por toda cidade. “Hoje estamos inaugurando essa academia, amanhã inauguraremos outra no bairro Boa Vista e até o final do ano serão instaladas outras quatro, ampliando a acesso da população em todas as zonas da cidade, aproveitando de maneira saudável nossos espaços”, destacou Francisco José.
Além de beneficiar a população idosa, algumas academias contarão também com playground para atender as crianças. Esses espaços serão equipados com multi exercitador com 06 funções, gangorra em nível, escalada: tornado triplo, escorregador  de rolete e gangorra em pé equilibrista, além de carrossel.
Os espaços contarão ainda com profissionais de educação física nos horários matutino e vespertino para orientar a utilização dos equipamentos.

INAUGURAÇÃO- Nesta quinta-feira (05/06), às 18h será inaugurada a Praça Raimundo Rubira no bairro Boa Vista (zona norte da cidade), num investimento de R$ 250 mil.

Conheça as Praças que ganharão Academia da Terceira Idade
1 – Praça Raimundo Rubira ( Boa Vista);
2 – Praça Inocoop ( Alto de São Manoel);
3 – Praça Inocoop ( Nova Betânia);
4 – Praça Tereza Neto ( Santo Antônio);
5 – Praça Vingt Rosado;
6 – Praça do conjunto Américo Simonti;

Cada praça conta os seguintes equipamentos
 Simulador de cavalgada duplo conjugado;
 Simulador de caminhada duplo conjugado;
 Rotação vertical triplo;
 Multi exercitador com 6 funções;
 Pressão de perna dupla conjugada;
 Remada sentada;
 Surf duplo conjugado;
 Placa de orientação.

Fonte: PMM

domingo, 1 de junho de 2014

VIVA A RIO BRANCO COMEMORA VITORIA NO DIA DO DESAFIO

A Avenida Rio Branco contou com um grande número de pessoas neste domingo, dia 1º. Os mossoroenses que participaram do dia do Desafio no último dia 28, comemoraram em grande estilo a vitória da cidade sobre a capital Teresina (PI). Em Mossoró 56,17% da população se engajou na iniciativa, enquanto Teresina movimentou 1,30%.
O projeto que já está consolidado na cidade, registrou um dos maiores públicos na tarde deste domingo. O trecho do Corredor Cultural que é interditado para a prática esportiva, conta com a participação de pessoas de todas as idades praticando diversos tipos de modalidades. Corrida, ciclismo, jump, dança, slack line, patins, skate, são os principais esportes encontrados na Rio Branco.

Leia na íntegra: PMM

terça-feira, 20 de maio de 2014

3º THERMAS OPEN VOLEI DE PRAIA MISTO

                                      Novamente o Hotel Thermas será palco de mais um evento esportivo de destaque, é a terceira edição do Thermas Open de Vôlei de Praia Misto. O evento ocorrerá durante todo o dia 25 de maio de 2014. 
                                  Uma parceria com credibilidade entre o      Thermas Hotel & Resort e a Jogando Sports. 
                                A Jogando Sports vem se consolidando       em eventos esportivos na cidade de Mossoró. Seu último trabalho foi a 2ª Corrida & Caminhada de Mossoró realizada no dia 5 de abril do corrente ano. Desde que foi lançada em agosto de 2010, a Jogando Sports realizou vários eventos como forma de desenvolver o esporte na cidade e assim a empresa vem ganhando credibilidade a cada evento realizado.

COLÉGIO MENINO DEUS COMPLETA 30 ANOS

                                                  O Colégio Menino Deus celebra 30 anos neste ano e adotou um selo comemorativo para as bodas de pérola. Os traços apresentam o número 30 (tempo de funcionamento da escola); uma concha em formato de coração (pedagogia do afeto vivenciada no cotidiano da Instituição que busca ser próxima da família); e com a logomarca impressa na pérola (simbolizando o resultado provocados pela transformação do amor e o trabalho). A cor é variação de tons sóbrios para retratar “a pérola”. Vamos celebrar nossos 30 anos! #CMD30ANOS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA CIDADELA NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2014

A Cidadela Junina, um dos projetos mais disputados do Mossoró Cidade Junina, inicia as atividades no dia 12 de junho. A programação conta com estilos variados como MPB, forró, pop rock, pagode e axé. O trabalho de montagem da estrutura já foi iniciado.
A Cidadela é uma cidade cenográfica localizada na Rua Francisco Ramalho, ao lado da Capela de São Vicente, com bares, restaurantes, lojas, palco para shows e espaço dedicado as crianças.
No ambiente, também se concentram outros projetos importantes do MCJ, como o Pau de Arara Eletrônico, Burro Táxi, Brinquedos e Brincadeiras Populares, apresentações musicais e do Chuva de Bala no País de Mossoró.
De acordo com Gustavo Rosado, secretário da Cultura, mais de 100 artistas locais se apresentarão nos diversos palcos do Cidade Junina, com destaque para a Cidadela. A festa no espaço começa antes do Chuva de Bala e continua após a encenação do espetáculo.
“O MCJ valoriza e abre espaço para os artistas da terra. Além da Estação das Artes, teremos outros palcos, na Cidadela, Memorial, Tapera, Noite à Dentro e Praça da Convivência, e em todos teremos presença marcante dos nossos artistas”, destacou o secretário.

Confira a programação da Cidadela Junina.

Datas – Palco do Chuva de Bala – Cidadela I – Cidadela II

12/06 (Quinta) – Khrystal – Conceição Andrade - Vitrola.com;
13/06 (Sexta) - Hermelinda, João Mossoró e Carlos André - Anderson e Rádio AM - Banda Caixa Pop;
14/06 (Sábado) – Alzinete - Pedro Cassius e Banda - Dayanne Nunes e Banda ;
15/06 (Domingo) - Dayanne Nunes - Jonas Filho e Banda;
18/06 (Quarta) – Christian Pinheiro – Alan Jhones e Banda – Banda Encaixe Perfeito;
19/06 (Quinta) – Ecoart - Netinho e Banda - Banda Disco de Vinil;
20/06 (Sexta) - Marcus Lucena - Banda Akarajaz - Jaina Elne;
21/06 (Sábado) - Edy Lemos - Samba Nobre - Dayvid Almeida e Banda;
22/06(Domingo) - Orquestra Sanfônica - Ivan e Banda Fator +;
26/06 (Quinta) - Maria Luiza - Renata Falcão e Banda - Banda Sevem Two;
27/06 (Sexta) – Remelexo - Everaldo e Banda - Robinho e Banda;
28/06 (Sábado) - Symara Tâmara - Diego Nunes e As Liras - Banda Salsalada;
29/06 (Domingo) - Gaby Viegas - Banda Koisa Nossa - André Luvi e Banda.

Fonte: PMM

TAPERA COPA COM MUITO BREGA NO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

O brega é o ritmo musical oficial do “Tapera Copa”, que neste ano vem com nome diferenciado em virtude da Copa do Mundo. O projeto resgata a cultura e as tradições do povo nordestino e consiste em ambientes dispostos com objetos que remetem ao passado.
O Memorial da Resistência é o espaço utilizado para montagem do projeto, assinado por Eduardo Falcão e Nora Aires. O ambiente é aberto à visitação do público de quinta a domingo e recebe atrações musicais.
Gustavo Rosado, secretário da Cultura, explica que o Tapera Copa será o espaço do Mossoró Cidade Junina destinado aos amantes do brega. “As atrações musicais serão voltadas para este ritmo. Neste palco, se apresentarão cantores ‘bregas’ e também outros que vão elaborar repertórios especiais para essa ocasião”, esclareceu o secretário.

Durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, tvs e telões estarão instalados nos ambientes do Tapera para que os visitantes possam assistir as partidas. “Além do telão na Estação nas Artes, o Tapera será outra opção para quem desejar ver os jogos da seleção”, informou Gustavo Rosado.

Confira a programação do Tapera Copa.

12/06 (quinta) das 20h às 1h – Forró Pé de Serra e Alzinete de Oliveira;
13/06 (sexta) das 20h às 1h - Forró Pé de Serra e Luiz Carlos;
14/06 (sábado) das 20h às 1h - Forró Pé de Serra e Orlando Perez;
15/06 (domingo) das 20h às 23h – Lú Seresteira;
18/06 (quarta) – Forró Pé de Serra e Tony Drink’s;
19/06 (quinta) - Forró Pé de Serra e Dayanne Nunes;
20/06 (sexta) – Jaína Elne e Forró Pé de Serra;
21/06 (sábado) - Forró Pé de Serra e Nida Lira;
22/06 (domingo) – Amanda Costa;
26/06 (quinta) - Forró Pé de Serra e Jomar Bezerra;
27/06 (sexta) - Forró Pé de Serra e Kelly Lira;
28/06 (sábado) - Forró Pé de Serra e Edy Lemos;
29/06 (domingo) – Conceição Andrade.

Fonte: PMM

ENVIO DE CHEIRO PELO SMARTPHONE A PARTIR DE 2015

Em breve você poderá usar uma mensagem SMS para enviar odores a um amigo pelo smartphone, graças a um sistema que será lançado em 2015, mas que já começa a dar as caras neste ano.
Um aparelho cilíndrico chamado oPhone, idealizado pelo professor David Edwards (que leciona Engenharia Biométrica em Harvard), será o responsável pela geração de sinais aromáticos feitos através de pequenas misturas de vapor. Ele será acoplado ao smartphone e funcionará de forma semelhante aos aerosóis médicos, manipulando partículas.
Em entrevista à AFP, Edwards disse que em 17 de junho será lançado o aplicativo gratuito oSnap, a princípio apenas para iPhone, que contará inicialmente com 32 aromas originais. O usuário poderá criar um cheiro misturando entre um e oito odores, ou seja, pode-se fazer 300 mil combinações.
Entre os dias 17 e 31 do mesmo mês será criada uma campanha no site de financiamento colaborativo Indiegogo, enquanto, entre 19 e 31, o público poderá ver todo o sistema em funcionamento no Laboratório, espaço criado pelo professor em Paris.
Quando tudo estiver operando plenamente, a pessoa conseguirá fotografar um objeto e "ilustrá-lo" com cheiros. Então, usando o arquivo chamado oNote, poderá enviar um SMS com a composição do aroma - caso esteja com um iPhone, o destinatário usa o oPhone para baixar e sentir o odor, que será gerado por cartuchos oChips.
Quem participar da campanha de financiamento poderá comprar um aparelho por 149, sendo que depois ele estará no mercado por 199. O pacote com quatro cartuchos oChips será vendido por US$ 20.
Edwards acredita que os valores cairão à medida que o produto se popularizar e for miniaturizado. "Em um segundo momento, haverá a possibilidade de tirar uma foto, da qual um software deduzirá o odor, ajustar os odores de base cujo número aumentará com outros domínios temáticos", disse ele.

Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 12 de maio de 2014

ESPETÁCULO CHUVA DE BALA DE 12 A 29 DE JUNHO

Começa nesta semana os preparativos para Chuva de Bala no País de Mossoró, o maior e mais importante espetáculo teatral do São João do Nordeste. A direção será de João Marcelino, com a participação de mais de 70 pessoas dos diversos grupos artísticos da cidade. Como em todos os anos, o Chuva acontecerá de 12 a 29 de Junho, sempre de quinta-feira a domingo.
Embora a organização tenha perdido um tempo precioso por causa das eleições suplementares de Mossoró, a secretaria de Cultura garante que o espetáculo não sofrerá nenhum prejuízo. Aproveitando a experiência das equipes que vêm trabalhando em sua montagem há pelo menos 11 edições, a garantia é de que 2014 seja mais um ano de muitas surpresas.
O Chuva de Bala no País de Mossoró conta a história da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião, que tentou invadir a cidade no ano de 1927. Encenado no adro da igreja de São Vicente, palco da batalha real, a reprodução desse fato histórico é um diferencial do Mossoró Cidade Junina e, todos os anos, atrai milhares de espectadores de várias partes do Brasil.
Neste ano de Copa do Mundo, a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas passem por Mossoró em Junho, incluindo estrangeiros torcedores das várias seleções que jogarão entre Natal e Fortaleza. Mexicanos, gregos, uruguaios, alemães e americanos são alguns dos turistas aguardados. Eles são parte do público que virá ver os jogos de suas seleções nas cidades sedes e serão atraídos para o maior arraiá do Brasil.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

NOVO AEROPORTO EM MOSSORÓ

Aeroporto Dix-Sept Rosado (Foto: Junior Santos)
A construção do novo aeroporto de Mossoró, obra federal que impulsionará o desenvolvimento da região Oeste, deu um importante passo para sair do papel. Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), principal articulador do projeto no âmbito do Governo Federal, recebeu o ofício do ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, comunicando a inclusão do aeroporto de Mossoró no Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos.
No documento, o ministro informa que representantes da empresa Projen/Planway estiveram em Mossoró no mês de janeiro para avaliar os aspectos técnicos da obra. Esse estudo de viabilidade técnica foi concluído em março. A Secretaria de Aviação Civil já encaminhou ao Banco do Brasil a autorização para a execução do estudo preliminar. Em seguida, será elaborado o anteprojeto que dará início à licitação para as obras.
Desde que iniciaram as negociações em torno de um novo aeroporto para a segunda maior cidade do Estado, Henrique Alves abraçou a ideia e encampou a luta pelo projeto. Em sua conta no Twitter, ontem, o deputado mandou um recado a quem desconfia do projeto. “Muita especulação sobre novo aeroporto de Mossoró. Resolvi divulgar a palavra do Min. Moreira Franco. Ate para os incrédulos ou de má fé.”
O anúncio de que o Rio Grande do Norte ganharia dois novos aeroportos – nas cidades de Mossoró e Caicó – ocorreu em fevereiro deste ano, durante um encontro do ministro Moreira Franco e o presidente da Câmara dos Deputados. Na ocasião, foi apresentado um relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil sobre a situação dos aeroportos dessas cidades.
A expectativa é de que sejam investidos R$ 218,2 milhões, dentro do Programa de Aviação Regional do Rio Grande do Norte. O consórcio Progen-Planway é responsável por desenvolver os projetos de viabilidade técnica, estudo preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo de fundações e analise de projetos executivos.
Os estudos técnicos serão fundamentais para se decidir a localização dos novos aeroportos.  De acordo com o relatório apresentado pelo ministro, não há possibilidade de ampliar o aeroporto Dix-Sept Rosado, que funciona de forma precária em Mossoró. O Comando Aéreo Regional (Comaer) constatou 71 obstáculos, não oferecendo condições para ampliação.
O cronograma prevê que entre abril e junho deste ano, serão feitas as prospecções para a definição dos novos locais. Os estudos técnicos definitivos serão apresentados entre agosto e outubro. Em dezembro deverá sair o estudo preliminar e as licitações, dependendo das desapropriações e licenciamento ambiental, serão realizadas entre janeiro e abril de 2015.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR É ELEITO PREFEITO DE MOSSORÓ COM A MAIOR VOTAÇÃO DA HISTÓRIA

Francisco Júnior foi eleito com maioria de votos (Foto: Felipe Gibson/G1)
O contador Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD) foi eleito neste domingo (4), em eleição suplementar, o novo prefeito de Mossoró. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com 100% das urnas apuradas, ele teve 88,32% dos votos válidos. A principal adversária dele na disputa, deputada Larissa Rosado (PSB), não teve os votos contabilizados devido o fato de a candidatura dela estar sub judice. Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e tem 259.815 habitantes, de acordo com o IBGE.
“Me sinto feliz e tranquilo. O povo soube reconhecer nas urnas o trabalho que tem sido feito na prefeitura nos últimos meses", disse Francisco logo após a divulgação do resultado.
A eleição suplementar foi necessária porque o TRE cassou os mandatos da prefeita eleita em 2012, Claudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Carvalho. A corte potiguar também declarou a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos. Os juízes entenderam que Claudia e Wellington praticaram abuso de poder político e econômico, compra de votos e conduta vedada a agente público.
Francisco José obteve 68.915 votos. Como os votos de Larissa Rosado não foram contabilizados, o segundo lugar foi Cinquentinha (PSOL), com 3.825 votos. O tereciro foi Josué (PSDC), com 3.025. O quarto foi Gutemberg Dias (PCdoB), com 2.265. Foram registrados 4.428 votos em branco e 30.429 pessoas não votaram.
Francisco José era presidente da Câmara Municipal de Vereadores quando assumiu a prefeitura de Mossoró pela primeira vez no dia 4 de outubro de 2013, após a prefeita Claudia Regina (DEM) e seu vice, Wellington Filho (PMDB), serem afastados do cargo. No dia 9 de outubro o TRE/RN determinou que a prefeita afastada voltasse ao cargo. No dia 7 de novembro Francisco José voltou a assumir a prefeitura por determinação do TRE, mas quatro dias depois Claudia Regina reassumiu o cargo. No dia 4 de dezembro, Claudia Regina foi afastada novamente. Desde então Francisco Júnior está a frente do Executivo Municipal em Mossoró.
Francisco José Lima Silveira Júnior é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assumiu interinamente a prefeitura durante o quarto mandato como vereador, em que foi eleito pela segunda vez para a presidência da Câmara Municipal de Mossoró.
Foi o mais jovem vereador a assumir o comando do Legislativo mossoroense. Também assumiu a presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e foi escolhido para representar o Rio Grande do Norte na Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).
É filho do ex-deputado estadual e ex-vereador de Mossoró Francisco José e da enfermeira Lúcia Bessa. Ele é casado e tem um filho.

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 1 de maio de 2014

ENTENDA A REAL SITUAÇÃO DE CADA CANDIDATO EM MOSSORÓ

Quem desceu a Avenida Presidente Dutra em 2012, tanto do lado de Cláudia Regina  (DEM) como de Larissa Rosado (PSB), ainda deve estar perplexo com a situação delicada em que se encontram. Cláudia, que venceu a disputa naquele ano, foi afastada do cargo e posteriormente cassada. Larissa teve o mandato cassado e o registro de candidatura anulado. Tudo decorrente de uma disputa eleitoral acirrada, algo típico da democracia. Mas aí veio a tal judicialização e o resultado é o que todo mundo sabe: as duas estão inelegíveis. À eleição suplementar, Cláudia não teve o registro de candidatura aceito pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, que a impediu de fazer campanha. Com Larissa, a mesma coisa. Porém, com um diferencial: ela pôde continuar nas ruas.
E Cláudia foi atrás de um direito que julgava ser dela: o de ser candidata. Buscou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que negou seu pedido. Foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que por decisão monocrática da ministra Laurita Hilário Vaz, determinou o retorno do processo ao TRE, onde nova negativa saiu. Seus advogados tentaram reverter a situação no TSE, mas hoje a ministra Luciana Lóssio manteve o que seria o óbvio: Cláudia Regina está fora da disputa.
E Larissa Rosado segue, embora sem registro de candidatura, embora para os efeitos práticos e do Direito não seja candidata. Ela tentou mudar a decisão do juiz José Herval Sampaio Júnior no TRE, que negou. Antes havia tentado a elegibilidade no TSE, mas a ministra Laurita Vaz havia negado. E a decisão de Laurita foi base para a decisão do TRE. Agora a decisão final de Larissa Rosado está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral. Ocorre que não haverá mais sessão esta semana. E isso implica dizer que Larissa está, também, fora da disputa.
O que se quer dizer aqui é que os votos que forem digitados e atribuídos à Cláudia Regina serão anulados. E o mesmo ocorrerá com Larissa Rosado. Afinal, ela também está sem registro de candidatura. Mesmo que Larissa Rosado ganhe, seus votos não serão computados, justamente pelo fato de que o Tribunal Superior Eleitoral ainda não julgou o mérito dos processos que tramitam por Brasília. Em palavras mais claras, se Larissa Rosado ganhar, não levará. É fato.
Em outras palavras bem mais claras: o candidato Francisco José Júnior (PSD) será eleito prefeito de toda forma. Se Cláudia Regina obtiver maioria de votos, estes serão anulados. Se Larissa Rosado obtiver maioria, estes também serão anulados. E, para efeitos bem simples, ele será eleito. Seja em primeiro ou segundo lugar.
A história de que Larissa Rosado conta a seu favor o "direito bom", sinceramente, é lorota. A verdade é que tanto Cláudia Regina quanto Larissa estão impedidas de participarem de toda e qualquer eleição até 2020. Logo, a tese da "fumaça do bom direito" cai por terra. E também a tese de que onde existe fumaça tem fogo deixa de existir. Afinal, se a Lei da Ficha Limpa vale para Cláudia, que foi teve condenação mantida pelo TRE, também deve servir para Larissa, que também sofreu condenação por colegiado.
O blog entende que se houver, posteriormente, qualquer alteração e Larissa possa se tornar elegível, melhor seria o Tribunal Superior Eleitoral rasgar a Lei da Ficha Limpa. Seria bem mais simples e fácil.
O que o blog não concorda é com o engodo de se dizer que alguém é elegível, mesmo sabendo que se enquadrou em uma lei punitiva que prevê justamente a inelegibilidade. Seria mais digno que o PSB dissesse logo quem vai substituir Larissa Rosado para não incorrer em algo danoso à ética. Sim, porque enganar também é perigoso.

APPS DE MENSAGENS SÃO OS QUE MAIS GASTAM BATERIA DOS SMARTPHONES

Um estudo encomendado pela empresa de telecomunicações Alcatel-Lucent descobriu que os aplicativos móveis que mais gastam bateria do smartphone são os de mensagem instantânea. Estão entre os mais sugadores de energia: Nimbuzz, Yahoo! Messenger, Facebook Messenger, BlackBerry Messenger, Viber e Kik. As informações são do site de tecnologia "ZDNet".
O estudo foi feito com base no uso de rede móvel em países do Oriente Médio, Ásia, Pacífico e América do Norte. A pesquisa tem como objetivo entender o impacto de alguns aplicativos nas redes de telefonia móvel das operadoras. Além disso, a empresa diz que também serve para os desenvolvedores pensarem em como suas soluções afetam o consumo de dados dos usuários.
"Descobrimos que alguns desenvolvedores de aplicativo não têm noção do quanto eles carregam a rede", disse Josee Loudiadis, diretora de inteligência de rede da Alcatel-Lucent e autora do levantamento.
Entre o ranking dos aplicativos mais "custosos" ao consumidor, pois são os que gastam mais bateria e dados ao mesmo tempo, aparecem programas como WhatsApp, Facebook e Office 365.
Os aplicativos que têm maior impacto na rede das operadoras [por exigirem grande volume de dados] são WhatsApp, Facebook, a busca do Google, YouTube e Twitter.
"Os desenvolvedores precisam entender como seus aplicativos são usados. Com essa informação, eles poderiam aperfeiçoá-las para funcionar melhor. Uma sugestão é informar o usuário que eles têm opções de configuração dentro do aplicativo, por exemplo", disse Josee.

Fonte: UOL

terça-feira, 22 de abril de 2014

FRANCISCO JOSÉ JÚNIOR É O ÚNICO DOS GRANDES QUE PODE SER ELEGÍVEL

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) foi o único dos representantes dos grandes partidos a ter a sua candidatura deferida. A vitória dele gerou uma euforia entre os seus partidários e não é para menos: Francisco José Júnior tem um quadro extremamente favorável nesta eleição.
Além de ter o registro deferido, o que evita dissabor judicial, Francisco José Júnior pode fazer uma campanha legítima, sem qualquer problema de insegurança jurídica. Ao contrário dele, as candidaturas de Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB) vivem sob a dúvida se poderão pelo menos ser votadas.
A questão é fácil de explicar: Cláudia está sem registro e impedida de fazer campanha. Não poderá sequer ter espaço na propaganda eleitoral gratuita. Larissa Rosado está sem registro, mas  pode fazer campanha. Embora por sua conta e risco, como disse o juiz Herval Sampaio. O problema de Larissa é que ela pode nadar e morrer na praia, porque em caso de vitória pode nunca assumir devido ao fato de não ter o registro deferido pela Justiça.
Além da eleição suplementar, as duas candidatas também enfrentam problemas relacionados a campanha de 2012. Cláudia foi cassada nas primeira e segunda instâncias e teve liminares negadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Está inelegível. O mesmo acontece com Larissa, que inclusive recentemente teve mais uma derrota no TSE. Ela depende do tribunal superior para ser candidata à reeleição este ano, caso perca a eleição suplementar de Mossoró.
Em termos gerais, Francisco José Júnior está com a faca e o queijo na mão na eleição suplementar. Pode se dar ao luxo até de perder a eleição no voto e assumir na condição de segundo colocado. Mas, é claro, trabalha para vencer na urna, sem precisar de nenhuma decisão judicial.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

POETA CRISPINIANO NETO EXPLICA SAÍDA DA PREFEITURA DE MOSSORÓ E DO PLEITO ELEITORAL

Este momento em que me dirijo ao PT mossoroense é, antes de qualquer coisa, um momento de gratidão.

Somos gratos a tod@s @s petistas mossoroenses e de instâncias partidárias superiores, no âmbito regional e nacional, pelo apoio que deram ao nosso nome: JOAQUIM CRISPINIANO NETO, para ser candidato a prefeito de Mossoró nas eleições suplementares antes marcadas para 02 de fevereiro de 2014.

Foi um gratificante reconhecimento pelos nossos 34 anos de filiação, militância e vida inteiramente dedicadas à construção do PT por um Brasil, um RN e uma Mossoró melhor;

Somos profundamente gratos a tod@s @s petistas que, diante de uma avaliação responsável e serena, em 29 de dezembro de 2013 decidiram por sugestão nossa, retirar a candidatura própria e somar forças com o prefeito interino Francisco José Júnior, do PSD, por entender que não devia deixá-lo cair no isolamento que os grupos oligárquicos estavam armando para emparedá-lo. Acima de tudo, nos inspirou a esta decisão, a responsabilidade de não permitir que a interinidade se configurasse em instabilidade administrativa e política que estava sendo alardeada contra o prefeito interino e, por conseguinte, contra o município de Mossoró, com o fim de fazer voltar ao poder as forças que chegaram à prefeitura por meios totalmente repudiados pela Justiça Eleitoral, num dos maiores vendavais de cassações já vistos em todo o País, atingindo as duas candidaturas oligárquicas.

Acima de tudo, lideramos esta opção de nos somarmos ao prefeito interino por pertencer ele aos quadros de um partido da base aliada de apoio ao Governo Dilma Rousseff, do PT, mesmo sabendo-se que seu histórico nas relações com o PT representava um grave risco, por não ser uma parceria confiável.

Somos particularmente gratos aos companheiros e companheiras do PT estadual que, inspirados na posição sensata e corretíssima de Mossoró, aceleraram as conversações e o processo de aproximação do PT com o PSD no plano estadual, configurando-se a possibilidade concreta de composição da chapa Fátima Bezerra (PT) para o Senado e Robinson Faria (PSD) para governador, rompendo com a imobilização que reinava diante do jogo sórdido que vinha sendo encabeçado pelo deputado Henrique Eduardo Alves que articulava as forças reacionárias e antiDilma e manipulava com o fito de isolar o PT/RN;

Somos gratos a todos os companheiros e companheiras que acompanharam a nossa posição, votando no Diretório Municipal, em prol da PARCEIRA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA com o prefeito Francisco José Júnior, em que ele convidava o PT a indicar @ secretári@ de Saúde e @ subsecretári@ de Agricultura, além de indicar o candidato a vice-prefeito na sua chapa.
Foi uma decisão apertada, mas ganhamos por dois votos de maioria e, mesmo assim, conseguimos unificar o partido nas semanas seguintes, convencendo as correntes perdedoras de que poderíamos construir ali uma alternativa à mesmice autoritária e patrimonialista que domina a política mossoroense há muitas décadas;

Somos muito gratos pela compreensão do tod@s por não forçarem a ocupação das secretarias prometidas para não estimular o discurso da “instabilidade administrativa” que vinha sendo esgrimido contra o prefeito pelos advogados de defesa da prefeita cassada e afastada;
Somos particularmente gratos a todos os filiados e filiadas do PT de Mossoró, pertencentes às oito correntes (tendências) internas, enfileiradas em dois campos de forças que, através de negociações sérias, transparentes e éticas chegaram a um consenso em torno do nosso nome para compor a chapa na condição de vice do prefeito/candidato Francisco José Júnior, do PSD. Não podemos deixar de expressar uma gratidão especial pel@s que somaram-se a nós compondo uma força capaz de vencer qualquer prévia, viabilizando assim evitar mais uma disputa interna depois de um período de desgastes por que o partido vem passando no âmbito local.

Somos gratos à comissão de negociação política que nos levou ao apartamento do prefeito Francisco José Júnior há três semanas para anunciar que o nome de consenso no PT para ser seu vice, era: JOAQUIM CRISPINIANO NETO. Anúncio este que foi verbalizado pelo vereador Luíz Carlos Mendonça Martins que havia retirado sua pré-candidatura para apoiar o nosso nome, juntamente com todas as correntes do campo que emprestava apoio à sua postulação.
Somos gratos aos amigos e admiradores que nos abordaram durante mais de um mês dizendo que não gostariam de votar no prefeito interino, mas devido à nossa presença na chapa, iriam dar, literalmente, um voto de confiança.

Somos gratos ao vários dirigentes partidários que após conversarem com o prefeito interino vinham confirmar conosco a disposição de formar chapa com ele e, diante da nossa resposta afirmativa diziam ser este um dos motivos que os animava a marchar juntos por uma renovação na política mossoroense.
Somos especialmente gratos aos servidores municipais, desde motoristas e auxiliares de serviços gerais, até @s membros do secretariado que nos trataram com a maior distinção durante os dias que frequentamos o Palácio da Resistência e as secretarias.

De modo que estranhamos o excesso de discrição do prefeito em não divulgar a composição Silveira-Prefeito/Crispiniano-vice, mesmo que na condição de pré-candidatos, o que evidentemente não fere a legislação eleitoral. Não bastasse ele próprio calar, ainda nos pediu que não divulgasse esta decisão para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.  Pacto de silêncio que cumprimos à risca porque, em nome da confiança, não entendermos que se tratava de uma artimanha para deixar opaco o nosso nome e facilitar o golpe que eminências pardas que têm o controle da campanha preparavam contra nós.

Fora da mídia por mais de vinte dias, o prefeito apresentou ao partido uma pesquisa que não tinha sido posta na mesa como critério de escolha de candidato a vice. Como se não bastasse, se arvorou o direito de escolher o vice que o PT indicaria, postura, claramente considerada pelo PT, em qualquer recanto do Brasil, como intromissão indébita.

Diante do exposto, comunicamos que já pedimos afastamento da assessoria do prefeito, na qual estávamos para conhecer melhor a máquina administrativa e onde demos uma modesta, mas significativa contribuição. Outrossim, retiramos o nosso nome de qualquer processo de escolha do vice que irá formar chapa com o prefeito Francisco José Júnior, por entender ser ilegítima qualquer escolha que venha se dar por pressão externa e após o partido ter decidido por um nome. Entendemos que qualquer participação nesta chapa coloca o PT de Mossoró em posição subalterna, tanto quanto aconteceu em 2012 com graves prejuízos ao partido, aprofundando os traumas daquele processo esdrúxulo.

Errar, como o partido errou em 2012 foi desumano; permanecer no erro e na subserviência, é historicamente comprometedor para um partido que nasceu para mudar a cultura política do Brasil e, por isto mesmo, não tem o direito de submeter-se aos cacoetes e deformações do jeito de agir dos que transformam a política numa atividade menor.
Solicitamos de público ao prefeito que considere o nosso pedido de exoneração e publique na próxima edição do Jornal Oficial do Município a nossa exclusão da sua assessoria para que não paire nenhuma dúvida de que jamais aceitaríamos a condição de funcionário fantasma. E que a data desta exoneração seja a de 01 de abril de 2014 para que não façamos jus a proventos referentes a nenhum dia não trabalhado.

Outrossim, solicitamos ao PT/Mossoró que não envolva nosso nome em nenhuma negociação quanto a cargos de secretário ou outro cargo qualquer nesta gestão ou numa futura gestão Silveira Júnior, caso ele obtenha sucesso no processo eleitoral de 04 de maio;

Somos particularmente gratos ao próprio prefeito Francisco José Júnior por nos ter dado a oportunidade de ficar fora deste processo e desta parceria.

Mesmo não estando dispostos a participar deste processo eleitoral, reafirmamos nossa convicção petista e a certeza de que continuaremos lutando nas trincheiras do PT por uma Mossoró , um RN e um Brasil cada vez melhores.

Na certeza de que o nosso afastamento contribui sensivelmente para que a campanha possa transcorrer conforme planejada e também para a nossa felicidade pessoal, profissional e familiar, subscrevo-me com o coração em júbilo e a consciência em paz.


PT, SAUDAÇÕES

Crispiniano Neto


Fonte: Blog do Skarlack

quinta-feira, 3 de abril de 2014

BICICLETA MAIS BARATA NO BRASIL

Bicicletas podem ganhar isenção de IPI

Para incentivar a compra de bicicletas, entidades e políticos lutam pela isenção tributária que tornaria o produto mais barato     
                        
                                     A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as bicicletas, bem como suas partes e peças pode ser votada no Congresso Nacional nas próximas semanas. Segundo cálculo do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Secretaria da Receita Federal a isenção de IPI, PIS e Cofins custaria R$ 131,6 milhões em 2014. 
Considerando que a isenção de IPI dado aos carros populares custa aos cofres públicos R$1,22 bilhões ao ano, a renúncia fiscal para as bicicletas, seria nove vezes menor, dizem os apoiadores da ideia, salientando que ainda haveria aumento da arrecadação com a alta das vendas.
                             A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), que tem o estudo “Análise Econômica do setor de Bicicletas e suas Regras Tributárias”, elaborado pela Tendências Consultoria, informa que a bicicleta no Brasil é mais cara do que nos Estados Unidos, países da Europa, Chile e Argentina, por exemplo, por causa da alta carga tributária.
“A bike nacional sai da fábrica com o preço elevado em 80,3% por causa dos impostos”, diz o presidente da Aliança Bike, Marcelo Maciel, acrescentando que o imposto brasileiro para bicicletas é de 40,5 % em média, enquanto que os tributos no preço final dos carros somam 32%.
Ele disse que para elevar o consumo de bicicletas no Brasil é preciso atuar em três pontos: infraestrutura (ciclovias, bicicletários etc), campanhas de conscientização e preço mais acessível. “A economia na saúde pública, com a utilização maior da bicicleta, seria de mais de R$ 80 milhões/ano”, comenta Maciel.

Norte/Nordeste
De acordo com o estudo “Análise Econômica do setor de Bicicletas e suas Regras Tributárias”, no Brasil a bicicleta é consumida principalmente por famílias de baixa renda, concentradas em maior proporção nas regiões Norte e Nordeste. 
“Em função do perfil observado, pode-se inferir que a principal razão que leva os brasileiros a adquirirem uma bicicleta é o fato de ela ser uma alternativa mais barata em relação aos demais meios de transporte.
O abaixo-assinado digital (www.change.org) do movimento Bicicleta Para Todos, que já conta com mais de 95 mil assinaturas, destaca que, segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. Marcelo Maciel afirma que, nas distâncias até 5 km, a bicicleta é o meio de transporte mais rápido e mais barato.
O “Bicicleta Para Todos” considera que existe no país um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme para as bikes. E que a isenção do IPI para bicicletas, partes e peças é uma medida urgente e necessária, tanto para fomento do mercado, quanto para que o valor final da bicicleta esteja mais ajustado ao bolso dos brasileiros.

Fonte: O POVO Online

sábado, 29 de março de 2014

MAIORES LIDERANÇAS DO PMDB SEGUEM COM FRANCISCO JOSÉ JUNIOR

Por: Pádua Campos

A decisão do deputado federal Henrique Alves, pré-candidato a governador pelo PMDB, de sair de perto da prefeita Cláudia Regina (DEM) para se aliar a Sandra Rosado (PSB), acabou sendo de extrema vantagem para o prefeito Francisco José Jr. (PSD) que acabou ganhando o apoio da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB).
Fafá sempre deixou muito claro que não dividiria o mesmo palanque com Sandra e, portanto, levará seu capital político para o projeto do pré-candidato Francisco José Jr. Com ela, seguem também o vereador Claudionor dos Santos, os suplentes Zé Peixeiro, Benjamin Machado e Aluízio Feitosa e as lideranças Paulo Linhares, Cure Medeiros, Vera Cantídio e Segundo Paula.
No outro lado, o PMDB trabalha para confirmar o ressabiado Alex Moacir como vice de Larissa Rosado (PSB), que está com os direitos políticos suspensos. As articulações estão sendo feitas pela vereadora Izabel Montenegro. Embora tenham o apoio de Henrique Alves e do ministro Garibaldi Filho, além dos dois vereadores citados, esta fatia do PMDB se complementa apenas com a presidente de honra da legenda Rose Cantídio.

Fonte: Blog Pádua Campos

sexta-feira, 28 de março de 2014

BRUCE DICKINSON INVESTIRÁ NA CRIAÇÃO DO MAIOR DIRIGÍVEL DO MUNDO

Alguns preferem carros grandalhões, talvez sofrer de uma espécie de síndrome de grandeza, insegurança ou apenas baixa autoestima, mas Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, leva isso muito mais a sério do que qualquer um que você conheça. O músico simplesmente investiu quase meio milhão de dólares na construção da maior aeronave que a humanidade já viu cruzar os ares.
Os US$ 450 mil foram entregues para a Hybrid Air Vehicles, empresa que promete criar uma espécie de dirigível 18 metros mais longo do que o Boeing 747.
Para criar o HAV Airlander, a empresa gastou a bagatela de US$ 100 milhões. As dimensões da aeronave realmente impressionam, apesar da baixa velocidade média. No ar, o HAV alcança apenas 160 km/h, mas carrega 50 toneladas de peso – a título de comparação, um helicóptero consegue levar apenas 1 tonelada sozinho. Outras vantagens são que o dirigível seria capaz de ficar 21 dias no ar, sem a necessidade de reabastecimento, e pode pousar em qualquer lugar.
“Isso vai mudar as coisas”, disse Dickinson ao site Top Gear, da BBC. “O dirigível sempre esteve nas nossas mentes, só tivemos que esperar a tecnologia se desenvolver”.
Bruce, como muita gente sabe, é um entusiasta da aviação e também piloto profissional, capaz de pilotar o Boeing que transporta o Iron Maiden pelas turnês mundiais.

Leia na íntegra: AQUI

TSE REJEITA RECURSOS DA DEPUTADA ESTADUAL LARISSA ROSADO E A MANTÉM INELEGÍVEL

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou nesta quinta-feira (27), à unanimidade de votos do Pleno, dois recursos eleitorais especiais, interpostos pelos advogados da então candidata a prefeita de Mossoró nas eleições de 2012, deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Os recursos tiveram a Ministra Luciana Lóssio como a relatora
Os demais Ministros presentes à Sessão Ordinária do TSE, seguiram o voto da relatora, rejeitando os recursos eleitorais números 16564 e 18033, ambos referentes a ações pela prática de propaganda eleitoral extemporânea e antecipada no rádio.
Assim, o Tribunal rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto da Relatora.
Votaram com a Relatora os Ministros Gilmar Mendes, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva e Dias Toffoli (no exercício da Presidência). A decisão valida condenações em primeira instância, a 33ª zona eleitoral; e segunda instância, o TRE.
A decisão desta noite, na Corte Eleitoral, pode complicar as pretensões de Larissa Rosado disputar a eleição suplementar de 4 de maio. No momento, a deputada segue “inelegível”.

Fonte:  Blog de Gutemberg Moura

segunda-feira, 24 de março de 2014

COMO PERDER A BARRIGUINHA

Segundo o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso ideal. Se você está nesse grupo de pessoas, então tem alguns quilinhos de gordura para perder. E talvez você fique mais motivado ao ver meio quilo de gordura humana - você precisa eliminá-la do seu corpo agora mesmo.
No entanto, ainda há muitas concepções incorretas sobre a gordura — e alguns desses enganos podem atrapalhar seu esforço para perder peso. Então vamos nos livrar dessa desinformação ingerindo um pouco de conhecimento.

O que é a gordura corporal?
Vamos começar pelo lado bom: pense na gordura corporal como “energia potencial”. As calorias presentes na comida que você ingere são um combustível. Depois que as calorias entram na sua corrente sanguínea, este combustível é queimado em vários processos metabólicos. Isso inclui sua atividade muscular, digestão, respiração, funções cerebrais, crescimento dos cabelos etc. O básico da sobrevivência, para resumir.
Porém, algumas vezes nós consumimos mais calorias do que o corpo consegue queimar. Quando isso acontece, nosso corpo pensa: “ué, eu não preciso de toda essa energia agora. Melhor guardar, vai que eu preciso mais tarde, né?” E aí começa o milagre da gordura. Seu corpo pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura (ou células adiposas). Elas se expandem à medida que coletam mais combustível, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia.
Mas preste atenção, esta é uma explicação muito superficial. É importante notar que, quando a energia potencial é estocada dentro das células adiposas, ela não está pronta para ser usada como antes, quando circulava pela corrente sanguínea. Ela passa por uma conversão química que guarda a energia de maneira mais eficiente. É mais ou menos um arquivo .zip: isso deixa a energia mais compacta e fácil de armazenar, mas o conteúdo em si tem seu acesso dificultado. Quando chega a hora de tirar a energia dessas células, outra conversão química se inicia para deixá-la pronta para uso.

Como é queimada a gordura?
Então, quando você perde gordura, para onde ela vai? A maioria das pessoas não sabe. Se você se lembra do princípio da conservação da massa, lá das aulas de química do colégio, sabe que a matéria não pode simplesmente aparecer ou desaparecer — ao invés disso, ela passa por reações químicas e muda de estado.
As mitocôndrias são o centro de energia da célula. Nos seus músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das suas células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina). Vamos explicar um por um.
Calor: A energia térmica tem uma importância crucial na manutenção da sua vida. Sabe como você, um mamífero de sangue quente, mantém sua temperatura em cerca de 37°C? Sim, queimando calorias! Quando você está com frio, queima bem mais calorias para permanecer quente. E, caso você esteja se perguntando quanta energia térmica pode ser armazenada na gordura, faça o seguinte: frite um bacon, tire o excesso de gordura, ponha numa lata e coloque um pavio. Você ficará chocado com o tempo que esta vela improvisada ficará acesa.
ATP: nós precisamos de ATP para fazer os músculos funcionarem. Nossa principal fonte imediata de energia é produzida quando quebramos uma molécula de fosfato do ATP, o que fornece uma pequena explosão de energia nos músculos. O ATP se torna, então, ADP, e não pode ser usado novamente até que ele pegue outra molécula de fosfato. É o ciclo de Krebs, cara: ele leva combustível para seus músculos.
Dióxido de carbono: Sempre que você queima alguma coisa (veja o calor mencionado acima), isto reage e forma dióxido de carbono. Vale para a gasolina, vale para a gordura corporal. O dióxido de carbono irá viajar por sua corrente sanguínea até os pulmões, onde eles serão expelidos.
Água: A gordura, geralmente, parece meio molhada, né? É porque tem água nela. Você vai urinar a água formada no processo.
Então, é para aí que vai o peso que você perde.

Células adiposas são eternas
Eis um dos erros mais comuns sobre a gordura: quando você perde peso, você não perde nenhuma célula de gordura. Não, nem sequer umazinha. O corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas, e elas serão para sempre suas. Ah, mas sabe o que é pior? Se você ganhar mais peso, pode produzir mais células adiposas (pessoas obesas chegam a ter cerca de 100 bilhões), e de novo, você não pode perdê-las (a única exceção é a lipoaspiração, que remove fisicamente as células). Então como é que a gente perde peso?!

As células de gordura agem mais ou menos como balões. Quando você perde peso, você retira algo desses balões inflados, ou seja, faz encolher as células adiposas. Você pode reduzi-las até que estejam praticamente vazias, mas elas sempre estarão lá — esperando para ser reabastecidas, atormentando seus pesadelos rechonchudos.

E más notícias: a gordura adora andar com mais gordura. Como ela e os músculos são basicamente inimigos (nós chegaremos lá ainda), suas células adiposas tentam erodir suas células musculares. O pior é que, enquanto a maioria da gordura fica debaixo da sua pele, a mais perigosa se acumula ao redor dos seus órgãos internos – é por isso que a gordura abdominal é mais problemática do que nas outras áreas do corpo.
Esta gordura, chamada de gordura visceral, é metabolicamente ativa, e expele produtos bioquímicos que aumentam o risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta. Além disso, a gordura visceral inibe a produção de um hormônio muito importante, chamado adiponectina, que regula o metabolismo do seu corpo. Em outras palavras, quando mais gordura visceral você acumula, mais lentamente seu metabolismo irá funcionar – ou seja, mais fácil você armazenará gordura. É um ciclo difícil de quebrar.

Como são queimadas as calorias
Como a gordura corporal é composta basicamente por calorias estocadas, o jeito mais conhecido para perder peso é queimar mais calorias do que você está ingerindo. Faça isso e seu corpo irá começar a retirar as calorias que faltam das suas reservas de gordura. Há mais nuances que isso, claro, mas para a maioria dos casos, isso vale. Mas como exatamente estas calorias são queimadas?
Se você já fez algum exercício programado numa esteira ou numa bicicleta ergométrica, provavelmente já viu coisas como “cardio zone” ou “fat-burning zone”. Nós chegaremos lá daqui a pouco, mas por enquanto, tudo que você precisa saber é isso: o exercício físico é só um pedacinho da queima de gordura.
Há um excelente artigo (em inglês) na Active.com detalhando minuciosamente estes processos, mas aqui vai uma explicação resumida. Há três categorias de processos responsáveis pela queima metabólica. Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas por você estar vivo. Isto não tem nada a ver com se mexer. Nada. É a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que você come, o chamado metabolismo digestivo (ou efeito térmico do alimento). Como diz a Active, estes dois representam entre 70% e 85% — tudo isso mal tendo que mover um dedo.
Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação (termogênese associada a exercícios, ou EAT) ou apenas por andar pelo seu apartamento (termogênese de atividades que não são exercício, ou NEAT).

Veja na íntegra: AQUI

sexta-feira, 14 de março de 2014

MOSSORÓ COMEMORA 162 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A Câmara Municipal de Mossoró realiza na próxima segunda-feira (17), sessão solene em comemoração aos 162 anos de emancipação política do município. Será às 16h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na oportunidade serão outorgados títulos de cidadão, medalhas e diplomas de reconhecimento, além de outras honrarias aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Câmara.
Pela primeira vez, o aniversário da cidade será comemorado no mês de março. Historicamente, a data dedicada ao aniversário da cidade era 9 de novembro, no entanto, a Prefeitura de Mossoró sancionou em 2013, a lei de autoria do vereador Genivan Vale, que corrige esse, que era considerado pelos historiadores de Mossoró e do Rio Grande do Norte, como um grande erro.
Segundo documentos históricos, Mossoró foi fundada em 15 de março de 1852, através da Resolução nº 246, assinada pelo presidente da então província, José Joaquim da Cunha, elevando Mossoró à condição de vila, desvinculando-se da cidade do Assu. A medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando-se politicamente do município do Assu, a quem pertencera até então, formando um novo município, sendo elevada a respectiva povoação à categoria de Vila de Mossoró.
A emancipação política de Mossoró está registrada na folha 138 do livro 2º de Leis e Resoluções Provinciais, da Secretaria do Governo do Rio Grande do Norte, em 7 de abril de 1852.
De acordo com o vereador Genivan Vale, os historiadores, entre eles, Luís da Câmara Cascudo, sempre contestaram a data em que era comemorado o aniversário de emancipação política da cidade. “Documentos históricos comprovam que a cidade foi fundada no dia 18 de março de 1852. Fico feliz que esse erro histórico foi finalmente corrigido. Vários historiadores me procuraram para corrigir este equívoco. Mossoró foi emancipada em 1852. Basta olhar para a bandeira da cidade. Historiadores como Vingt-un Rosado e Câmara Cascudo concordam com essa data. Estamos fazendo história ao corrigir este equívoco”, afirmou Genivan Vale. 
O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Alex Moacir, convida toda a população a participar da sessão solene em comemoração ao aniversário de emancipação política de Mossoró. "Para mim é uma grande honra estar à frente do Legislativo neste momento histórico, que é a correção da data de emancipação política de Mossoró. Quero convidar, em nome do Poder Legislativo, todos os mossoroenses nascidos aqui ou que como eu, escolheram Mossoró para viver, a participar dessa grande festa para o nosso município", afirmou.

sexta-feira, 7 de março de 2014

NÚMERO DE HOMICÍDIOS TEM QUEDA ACENTUADA DURANTE CARNAVAL NO RN

O número de homicídios teve queda de 40% no carnaval 2014 em comparação com o ano passado. De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a quantidade de assassinatos caiu de 25 para 15 em todo o estado. Também em relação a 2013, houve uma redução no número de ocorrências na região metropolitana. No ano passado foram registradas 148 notificações contra 93 deste ano. No trânsito foram realizados 721 testes de bafômetro e apreendidas 63 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
Para o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM, a operação foi um sucesso, sobretudo pelo caráter de integração entre as quatro forças envolvidas em todo o Rio Grande do Norte.  O coronel acrescenta que isso permitiu, por exemplo, a prisão de quatro foragidos da justiça e a apreensão de um quilo de cocaína na praia da Redinha.
“Em 2014, fizemos um maior planejamento para resolver os problemas e realizar com êxito a operação Carnaval. Instruímos os policiais a procurar sempre a mediação do conflito e, em último caso, efetuar a prisão ou apreensão. Isso permitiu que tivéssemos o carnaval mais tranquilo dos últimos anos. Nenhum registro de fuga foi notificado nos presídios, CDPs (Centros de Detenção Provisória) ou Ceducs (Centros Educacionais) do Rio Grande do Norte durante a folia de momo”, confirmou.

Bombeiros apontam redução
O Corpo de Bombeiros também apontou redução no número de ocorrências. A queda foi de 59% nas praias, açudes e barragens, segundo informou o comandante geral da corporação, coronel Elizeu Lisboa Dantas.
Segundo o coronel em relação a 2012 houve um aumento de 270% nos atendimentos preventivos. Outra ação do Corpo de Bombeiros foi a produção de autos de interdição de trios elétricos que mostraram dissonâncias entre os projetos técnicos apresentados ao setor de engenharia do órgão.

Fonte: G1

MARVEL COMEÇA A SUBSTITUIR HQ IMPRESSA POR HQ DIGITAL


A editora Marvel tem tomado uma série de medidas nos últimos meses para se focar quase exclusivamente na venda de seus quadrinhos em formato digital, de acordo com o site especializado Good e-Reader.

A empresa, que divide com a DC o domínio sobre a área nos EUA, parou há meses de vender suas HQs mensais para as livrarias do país, pois vendia mais edições digitais do que no varejo.
Para o editor do site, Michael Kozlowski, a estratégia tem como objetivo maximizar os lucros, já que a empresa não tem que se preocupar com os gibis que não vendem e são mandados de volta ao distribuidor.
Além disso, as versões digitais são mais fáceis de comprar e não ocupam tanto espaço físico para o público.
O plano da Marvel envolve o desenvolvimento de um aplicativo próprio para venda e leitura de quadrinhos. Seus planos são integrar todas as divisões de quadrinhos na plataforma para "criar uma experiência única".
A editora atualmente é a principal parceira do site de vendas de HQs digitais Comixology, que já negociou mais de 125 milhões de títulos desde 2009 --a maioria da Marvel--, mas não quer ficar dependente.
O site especializado Bleeding Cool concorda com a análise sobre o aplicativo, mas afirma que as vendas de publicações em papel têm crescido nos últimos meses, enquanto a venda digital anda estagnada, o que pode diminuir o ímpeto da empresa em substituir totalmente as livrarias pela internet.

Fonte: AQUI

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TRE MARCA PARA O DIA 04 DE MAIO ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA PREFEITO E VICE EM MOSSORÓ

Amilcar Maia (Presidente do TRE-RN)
Na última matéria colocada em apreciação para a plenária, pelo presidente, desembargador Amilcar Maia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu por unanimidade na noite desta terça-feira, 25, a data de realização da eleição suplementar em Mossoró. De acordo com o que ficou definido pela Justiça, o pleito acontecerá no dia 4 de maio.
No entanto, só haverá publicação da resolução, que oficializará o pleito, após veiculação do acórdão dos processos julgados hoje no TRE, ainda referentes às eleições mossoroenses de 2012, o que deve acontecer até a próxima semana.
A eleição suplementar virou uma realidade para Mossoró, devido à cassação do mandato da prefeita eleita em 2012, Cláudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Filho (PMDB), por acusações de abuso de poder político e econômico durante a campanha.
Cláudia Regina está afastada da chefia do poder executivo municipal desde o dia 6 de dezembro do ano passado, quando foi cassada, e com isso Mossoró passou a ser administrada interinamente pelo então presidente de Câmara de Vereadores, Francisco José Júnior (PSD).
A expectativa agora é que as alianças comecem a ser formadas na cidade. Até então, especula-se que o primeiro pré-candidato natural seja o próprio prefeito interino, Francisco José Júnior. Outro que se mostrou disposto a disputar o pleito foi o empresário Gutemberg Dias, que teve o seu nome previamente indicado pelo PC do B.

Fonte: Gazeta do Oeste