Um estudo encomendado pela empresa de telecomunicações Alcatel-Lucent descobriu que os aplicativos móveis que mais gastam bateria do smartphone são os de mensagem instantânea. Estão entre os mais sugadores de energia: Nimbuzz, Yahoo! Messenger, Facebook Messenger, BlackBerry Messenger, Viber e Kik. As informações são do site de tecnologia "ZDNet".
O estudo foi feito com base no uso de rede móvel em países do Oriente Médio, Ásia, Pacífico e América do Norte. A pesquisa tem como objetivo entender o impacto de alguns aplicativos nas redes de telefonia móvel das operadoras. Além disso, a empresa diz que também serve para os desenvolvedores pensarem em como suas soluções afetam o consumo de dados dos usuários.
"Descobrimos que alguns desenvolvedores de aplicativo não têm noção do quanto eles carregam a rede", disse Josee Loudiadis, diretora de inteligência de rede da Alcatel-Lucent e autora do levantamento.
Entre o ranking dos aplicativos mais "custosos" ao consumidor, pois são os que gastam mais bateria e dados ao mesmo tempo, aparecem programas como WhatsApp, Facebook e Office 365.
Os aplicativos que têm maior impacto na rede das operadoras [por exigirem grande volume de dados] são WhatsApp, Facebook, a busca do Google, YouTube e Twitter.
"Os desenvolvedores precisam entender como seus aplicativos são usados. Com essa informação, eles poderiam aperfeiçoá-las para funcionar melhor. Uma sugestão é informar o usuário que eles têm opções de configuração dentro do aplicativo, por exemplo", disse Josee.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário