PMM

quarta-feira, 29 de abril de 2015

EMERGÊNCIA NO NEPAL

2,8 milhões de crianças foram afetadas pelo terremoto no Nepal.
1 milhão precisam de ajuda emergencial.
O UNICEF já está no Nepal para salvar e proteger essas vidas.

Você também pode estar lá conosco por meio da sua doação.
O tempo é muito curto e precisamos de toda a ajuda possível.

DOE AGORA!
www.unicef.org.br

SAÚDE PRETENDE VACINAR 49.2 MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará a campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira, 4. Desde o início da manhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão recebendo usuários para imunização. A campanha seguirá até o dia 22 de maio em todo o município. Neste ano, o público-alvo é de 61.556 pessoas, sendo a cobertura mínima exigida de 80%. Ou seja, Mossoró deverá vacinar, no mínimo, 49.224 pessoas. O Dia D será no dia 8 de maio.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público-alvo foi de seis meses e menores de dois anos. Integram também este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puerpéreas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacinação.

A secretária municipal de Saúde pede que toda a população se mobilize em favor da campanha. “Estudos mostram que essa vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, além de reduzir a mortalidade por complicações da influenza. Por isso, pedimos o apoio de toda a sociedade para incentivar as pessoas a receberem a vacinação. Assim, toda a população será beneficiada, seja direta ou indiretamente”, explica.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Norma Senna, nos últimos dois anos, Mossoró não conseguiu atingir a meta estabelecida de vacinar 80% do público-alvo. “É um dado que não pode se repetir. A imunização é contra dois tipos de gripe: a comum e a H1N1. Esta última pode ser letal ou causar sequelas nos pacientes. Daí a necessidade de receber a imunização”, declara.

Outras vacinas:

Durante toda a campanha, haverá também mais dois tipos de vacinas: a pneumocócica 23-valente, imunização responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada no sangue). Ela será destinada a idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repousos. Também é destinada a pessoas com doenças diagnosticadas como crônicas (diabetes melitus, pulmonares, cardiovasculares, renais, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (infectados pelo HIV, neoplasias, transplantados). A outra vacinação disponível é contra tétano e difteria.

Dia D de mobilização

No sábado, 8 de maio, será feito o Dia D de vacinação contra gripe A H1N1. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficarão abertas das 8h às 17h. Também será uma oportunidade para que usuários recebam outros tipos de vacinas, como HPV.


FONTE: PMM

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA CONVIDA QUADRILHAS JUNINAS PARA REUNIÃO SOBRE O MCJ2015

A Secretaria Municipal da Cultura convida os representantes das quadrilhas juninas da cidade para uma reunião nesta quinta, 30, a partir das 9h, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

Durante o encontro, será discutida a realização do Festival de Quadrilhas Juninas, uma das atrações mais tradicionais do Mossoró Cidade Junina.

“Convidamos um representante de cada quadrilha para um momento de discussões sobre o festival. Anunciaremos o calendário de inscrições e conversaremos sobre o regulamento dos concursos ”, informou a secretária da Cultura, Isolda Dantas.


Fonte: PMM

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CÂMERAS REFORÇAM SEGURANÇA NA CIDADE DE MOSSORÓ

A Secretaria Municipal da Segurança Pública e Defesa Civil (SESP) dá continuidade à implantação do sistema de videomonitoramento da cidade. Nesse primeiro momento, oito pontos estão sendo contemplados com os equipamentos, em trechos no Centro de Mossoró e também no Conjunto Vingt Rosado.

Segundo o titular da Sesp, Alvibá Gomes, a instalação das câmeras deve ser concluída nas próximas semanas, o que garantirá mais segurança à população e auxiliará as ações executadas pela Guarda Civil e pela Polícia Militar, uma vez que as áreas serão monitoradas 24 horas por dia.

“Pontos como o Memorial da Resistência, Cobal e Teatro Dix-huit Rosado já tiveram as câmeras instaladas. Esse sistema é de fundamental importância, pois possibilita um monitoramento constante das áreas, coibindo assim atos ilícitos nessas regiões”, explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil.

O sistema de videomonitoramento terá sua sede instalada na própria Sesp, com trabalho coordenado por agentes da Guarda Civil Municipal, através da Gerência Executiva do Centro Integrado de Segurança e Monitoramento (CISM). As câmeras são do tipo “speed dome”, recurso que pode monitorar em um ângulo de até 360º, maximizando seu alcance de visão.

“Além dessas oito câmeras, também instalaremos, em parceria com a Secretaria da Saúde, o sistema de videomonitoramento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital São Camilo e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS) 24 horas”, conclui o secretário Alvibá Gomes.

Localização das Câmeras:

- Memorial da Resistência de Mossoró
- Teatro Dix-huit Rosado
- Mercado Cobal
- Praça Rodolfo Fernandes
- Praça  Bispo Dom Jaime de Barros Câmara (Praça dos Hospitais)
- Mercado Central
- Avenida Presidente Dutra – Descida da Ponte Castelo Branco
- Praça do Conjunto Vingt Rosado

Fonte: PMM